Para cadastrar um e-mail e um telefone de recuperação na conta institucional do Google, deve-se:
1. Acesse a sua Conta do Google:
- No seu computador, acesse a página de gerenciamento da sua Conta do Google (google.com/account).
- No seu celular, acesse as configurações do seu dispositivo e procure por "Google" ou "Conta do Google".
2. Vá para Segurança:
- Na página de gerenciamento da sua Conta do Google, clique em "Segurança".
3. Localize "Telefone de recuperação" e "E-mail de recuperação":
4. Adicione o número de telefone:
- Na página do número de telefone, você verá a opção "Adicionar um número de celular".
- Clique nessa opção e siga as instruções na tela.
5. Confirme o número de telefone:
- O Google vai enviar um código de verificação para o número que você adicionou.
- Digite o código na tela e siga as instruções para confirmar o número.
6. Adicione o e-mail alternativo (não pode ser @ufrpe.br):
- Na página do número de telefone, você verá a opção "Adicionar um endereço de e-mail".
- Clique nessa opção e siga as instruções na tela.
7. Confirme o e-mail alternativo:
- O Google vai enviar um código de e-mail para o e-mail que você adicionou.
- Digite o código recebido e siga as instruções para confirmar o e-mail de recuperação.
Observações:
- Número de recuperação:
- Adicionar um número de telefone de recuperação é uma boa prática para ajudar a proteger sua conta caso você esqueça a senha ou precise recuperar o acesso.
- Sincronização de contatos:
- Se você quer que seus contatos do celular (ou de outro dispositivo) sejam sincronizados com sua Conta do Google, você precisa ativar a sincronização de contatos nas configurações do seu dispositivo.