Como restringir o acesso a uma reunião usando o Google Meet

Última atualização: 28/08/2025

1. Fazer login no Google Meet utilizando o e-mail institucional:



2. Criar uma reunião no Google Meet:


  • Clicar em “Nova reunião” e escolher uma das opções:
  • Criar uma reunião para depois;
  • Iniciar uma reunião instantânea;
  • Agendar no Google Agenda.



3. Restringir o acesso às reuniões:


O Google Meet permite restringir a participação em reunião apenas de convidados, independente da forma que a reunião foi criada “Criar uma reunião para depois”, “Iniciar uma reunião instantânea” ou “Agendar no Google Agenda”, desde que seja criada utilizando um e-mail @ufrpe.br.


4. Demais configurações do organizador:


O Google Meet oferece uma série de ferramentas para que o organizador gerencie a segurança e o acesso dos participantes.


Após o organizador ingressar na reunião, é possível que ele faça algumas configurações de limitações de acesso à sala. Ao clicar no símbolo do cadeado, no canto inferior direito da tela, serão exibidos os “Controles do Organizador”:


  • Gerenciamento de organizadores”: se desmarcado, permitirá que qualquer participante gerencie uma reunião;


  • Compartilhar a tela”: se desmarcada, os participantes não conseguirão compartilhar a tela durante a reunião;


  • Enviar reações”: se desmarcada, os participantes não conseguirão enviar reações durante a reunião;


  • Ativar microfone”: se desmarcada, os participantes não conseguirão ativar o microfone durante a reunião;


  • Ativar vídeo”: se desmarcada, os participantes não conseguirão ativar o vídeo durante a reunião;


  • Permitir que os colaboradores enviem mensagens”: se desmarcada, os participantes não conseguirão enviar mensagens no chat durante a reunião;


  • Tipo de reunião”: existem 3 opções de permissões aos participantes:


  • Abrir: ao selecionar a opção “Abrir”, o organizador permitirá o acesso de qualquer usuário que clicar no link para entrar na reunião;


  • Confiável: permite que apenas convidados que acessem a reunião com o e-mail @ufrpe.br ou convidados diretos consigam acessar à sala;


  • Restrito: a permissão para o acesso à sala tem que ser autorizada de forma individual para cada participante.


5. Recomendações:


Recomendamos a adoção das práticas acima informadas para evitar o acesso indevido às reuniões utilizando o Google Meet.