1. Fazer login no Google Meet utilizando o e-mail institucional:
- Acessar o Google Meet em https://meet.google.com
- Informar o e-mail institucional (nome.sobrenome@ufrpe.br)
- Utilizar o login e a senha criados pelo UFRPE ID (https://id.digital.ufrpe.br)
2. Criar uma reunião no Google Meet:
- Clicar em “Nova reunião” e escolher uma das opções:
- Criar uma reunião para depois;
- Iniciar uma reunião instantânea;
- Agendar no Google Agenda.
3. Restringir o acesso às reuniões:
O Google Meet permite restringir a participação em reunião apenas de convidados, independente da forma que a reunião foi criada “Criar uma reunião para depois”, “Iniciar uma reunião instantânea” ou “Agendar no Google Agenda”, desde que seja criada utilizando um e-mail @ufrpe.br.
4. Demais configurações do organizador:
O Google Meet oferece uma série de ferramentas para que o organizador gerencie a segurança e o acesso dos participantes.
Após o organizador ingressar na reunião, é possível que ele faça algumas configurações de limitações de acesso à sala. Ao clicar no símbolo do cadeado, no canto inferior direito da tela, serão exibidos os “Controles do Organizador”:
- “Gerenciamento de organizadores”: se desmarcado, permitirá que qualquer participante gerencie uma reunião;
- “Compartilhar a tela”: se desmarcada, os participantes não conseguirão compartilhar a tela durante a reunião;
- “Enviar reações”: se desmarcada, os participantes não conseguirão enviar reações durante a reunião;
- “Ativar microfone”: se desmarcada, os participantes não conseguirão ativar o microfone durante a reunião;
- “Ativar vídeo”: se desmarcada, os participantes não conseguirão ativar o vídeo durante a reunião;
- “Permitir que os colaboradores enviem mensagens”: se desmarcada, os participantes não conseguirão enviar mensagens no chat durante a reunião;
- “Tipo de reunião”: existem 3 opções de permissões aos participantes:
- Abrir: ao selecionar a opção “Abrir”, o organizador permitirá o acesso de qualquer usuário que clicar no link para entrar na reunião;
- Confiável: permite que apenas convidados que acessem a reunião com o e-mail @ufrpe.br ou convidados diretos consigam acessar à sala;
- Restrito: a permissão para o acesso à sala tem que ser autorizada de forma individual para cada participante.
5. Recomendações:
Recomendamos a adoção das práticas acima informadas para evitar o acesso indevido às reuniões utilizando o Google Meet.